top of page

residência em itú

residencial

itú

são paulo

 

2016

 

arquitetura

caio marçon de mesquita

colaborador

murilo guimarães de paiva

área terreno

2090,00 m²

área construída

700,00 m²

 

 

A casa nasce da relação  entre o programa proposto e o seu entorno e topografia, por se tratar de um programa residencial relativamente extenso os espaços foram pensadas de modo a proporcionar a melhor visual e a situação mais agradável para cada parte do programa. A casa é feita a partir de 4 ações que culminam em blocos distintos ligados por passarelas: as salas, o espaço de lazer, os quartos e o escritório.

O acesso na residência é feito pela cota mais alta do terreno, o primeiro bloco abriga as garagens, depósito e espaço para coleta seletiva dos resíduos, em seguida desse bloco vem uma grande laje de concreto apoiada em uma parede estrutural de pedra e dois pilares na outra extremidade, essa parede de pedra, além de sua função estrutural, tem como funcionar dividir o programa em dois: de um lado a parte de serviços e do outro a parte de estar e lazer.

Essa laje abriga  no espaço de serviço: lavanderia, cozinha, despensa e lavabo e no espaço de estar uma grande sala e uma varanda meio nível abaixo. Adjacente a esse espaço, uma laje menor cobre a churrasqueira, também dividida em duas situações, no serviço o espaço para churrasqueira, despensa e banheiros, e do lado social um espaço de estar conectado a piscina que se faz recortada para promover duas situações, uma mais próxima a varanda conectada a casa e outra, ocupando um espaço maior que se abre ao horizonte.

Um nível abaixo está o bloco dos dormitórios com 6 suítes e solto no terreno aproveitado a sua topografia está o bloco do escritório.

Os dois níveis se conectam por meio de passarelas, uma ponte metálica liga o espaço de lazer da churrasqueira a cobertura do bloco dos dormitórios, entre os dormitórios tem um pátio aberto com uma escada que possibilita esse acesso a cobertura, a outra passarela é de concreto e sai da piscina e chega na cobertura do bloco do escritório, essa passarela também tem uma ligação com o bloco dos dormitórios.

A ideia em torno dessas passarelas e conectar toda a casa entre si num promenade architecurale que possibilita os visuais da residência e do horizonte.

bottom of page